Hiperidrose, como tratar este problema.

Suar é extremamente normal em situações de calor, medo ou estresse. Algumas pessoas, sob essas emoções ou sensações climáticas, podem suar mesmo sem a movimentação do corpo. A sudorese é muito importante, já que ajuda a manter a temperatura do nosso corpo.

O problema vem quando as glândulas sudoríparas trabalham mais do que o normal, sem a influência dos fatores citados acima. Essa disfunção é chamada de hiperidrose e pode ocorrer por motivo de doenças, fatores emocionais ou hereditários. Geramente o suor excessivo ocorre nas axilas, mãos, pés, rosto, cabeça e virilhas.

O principal sintoma da hiperidrose é mesmo o suor excessivo e ela pode ser classificada em primária focal e secundária generalizada. A focal aparece na infância ou adolescência e costuma sumir no repouso ou sono. É hereditária e, por ter a característica de não incomodar no repouso, poucas pessoas procuram ajuda médica durante suas vidas.

A hiperidrose secundária generalizada é causada por outras doenças ou podem ser o efeito colateral de algum medicamento. A pessoa sua excessivamente por todo o corpo, inclusive em repouso ou quando está dormindo. Começa já na fase adulta e deve ser investigada, pois pode vir de outras condições médicas mais graves.

Caso você se enquadre em alguma das duas condições, procure o seu dermatologista. Para tratar essa disfunção, existem exames específicos que podem ser solicitados e algumas medidas preventivas que devem ser tomadas. Elas podem ser:

– Antitranspirantes indicados pelo médico;

– Medicamentos que impeçam o estímulo das glândulas sudoríparas. Porém este podem causar alguns efeitos colaterais;

– Iontoforese, que é um procedimento que “desliga” as glândulas que produzem suor, sendo mais comum de ser feito nos pés e nas mãos;

– Toxina botulínica ou botox, injetados nas axilas, mãos ou pés. Impedem temporariamente a produção de suor.

Se os casos anteriores falharem, o médico pode indicar uma cirurgia, muito pouco invasiva, chamada de simpatectomia torácica endoscópica. Pode ser indicada para as mãos e rosto, onde são desligados os comandos para que as glândulas parem de fabricar suor.