Dê um basta na acne!

A acne, apesar de ser mais frequente em adolescentes, pode aparecer em qualquer idade. Alterações hormonais e o aumento da oleosidade da pele podem ser alguns dos responsáveis. O importante é saber que tirar cravos e espinhas com as unhas ou os dedos pode deixar cicatrizes irreversíveis, além de propiciar o aparecimento do problema. Evitar os remédios milagrosos ou caseiros também é imprescindível para quem quer ter uma pele bonita.

Na adolescência a acne aparece devido às altas taxas de hormônio no organismo, especialmente a testosterona. Ela aumenta a oleosidade da pele e, quando esta se junta com células mortas da pele, formam as temidas espinhas. Especialmente nesta idade o problema pode causar baixa autoestima, porém existem tratamentos eficazes que, quanto mais cedo se iniciarem, melhor.

Os tratamentos disponíveis são de uso tópico, como sabonetes, pomadas e géis. Existem também medicamentos via oral, tais como antibióticos e drogas a base de cortisona. Se o paciente já possui cicatrizes, os tratamentos estéticos vêm como apoio para o tratamento, que são o peeling, laser, dermoabrasão, preenchimento com ácido hialurônico, entre outros. Manchas podem ser tratadas por meio de cremes específicos, que o paciente pode usar em casa. O importante é que este procure tratamento com um dermatologista de confiança e siga todos os tratamentos propostos.

E o chocolate, causa acne?

Muitas pesquisas já foram realizadas para verificar se os alimentos causam um aumento do problema. Pode-se dizer que uma alimentação rica em gorduras e açúcares aumenta a probabilidade de infecções no corpo. Porém, a alimentação é um dos fatores que menos tem a ver com o aparecimento de espinhas.

A alimentação saudável, que contém fibras, frutas e vegetais traz muitos benefícios para a pele. Se o paciente se alimentar bem, um chocolate de vez em quando não vai levar ao aumento da acne.